NR-05 - CIPA

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NR-05 - CIPA

A Norma Regulamentadora NR-5 estabelece a obrigatoriedade da constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) nas empresas. A CIPA é responsável por promover a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.

Um dos requisitos da NR-5 é a realização de treinamentos para os membros da CIPA, esses treinamentos têm como objetivo capacitar os membros da CIPA a desempenharem suas funções com eficiência, conhecendo os riscos presentes no ambiente de trabalho e adotando medidas preventivas adequadas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; 
  2. Noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho decorrentes das condições de trabalho e da exposição aos riscos existentes no estabelecimento e suas medidas de prevenção; 
  3. Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; 
  4. Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de prevenção dos riscos;
  5. Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; 
  6. Noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho; 
  7. Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão; 
  8. Prevenção e combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho.

Estamos prontos, vamos conversar.​

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 ‘’Quem semeia segurança, colhe qualidade de vida.’’

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